Entenda as características de cada opção para escolher o melhor tecido na decoração da sua casa

Os tecidos na decoração cumprem papéis importantes na decoração da casa, como trazer aconchego e versatilidade. Como no mercado existe uma variedade muito grande de tecidos para estofados, é importante estar atento logo no momento da escolha, para que o investimento seja feito de forma assertiva.

Mas, afinal, como escolher o melhor tecido para sofá?

Entenda que a escolha do melhor tecido na decoração deverá ser baseada tanto no estilo da decoração presente no seu espaço, como na funcionalidade, resistência e durabilidade do tecido necessário para sua casa. 

Por isso, atente-se quanto as suas necessidades e leve em consideração se o seu ambiente conta com a presença de crianças e animais de estimação ou questões alérgicas

Então, vamos lá: como decidir o melhor tecido na hora comprar?

Este é  um detalhe que às vezes passa despercebido, mas que precisa ser analisado com cuidado e atenção. Além da beleza da peça, tem que se observar, sobretudo, a funcionalidade, a resistência e a durabilidade do tecido na decoração a ser escolhido, analisar o que é essencial e o que é irrelevante para o seu bem estar.


Não se pode dizer “qual o melhor tecido a ser usado”, mas existe no mercado tecidos que se adaptam melhor a cada uma dessas necessidades, daí a importância em definir as suas necessidades e a partir daí escolher o tecido ideal.

Então vamos conferir os tecidos que existem no mercado:

1 – Tweed
2 – Jacquard
3 – Chenile
4 – Veludo (poliéster ou  algodão)
5 – Linho
6 – Sarja
7 – Lona
8 –  Suede
9 – Couro natural
10 – Couro sintético
11 – Acquablock
12 – tecidos náuticos
13 – Tecidos de alta performance (a mais nova novidade em tecido e com grande variedade nas suas opções de aplicabilidade)

1 – TWEED

O tweed é considerado uma opção nobre de tecido na decoração. Resistente e durável, é utilizado em revestimento de sofás, cadeiras e poltronas. 

O Tecido tweed possui trama evidente, geralmente composta por duas ou mais cores, o que resulta em um tecido de aparência rústica, porém sofisticada. É um tecido grosso, com ótimo caimento. 

2- JACQUARD

O jacquard é um tecido sofisticado, resistente e se destaca por permitir que sejam feitas padronagens complexas de entrelaçamento, Dentre suas características mais importantes estão a maior durabilidade, isto se deve pela posição dos fios na sua construção fazendo dele um tecido complexo.

Suas tramas são bem fechadas, evitando acumulo de poeira e absorção de líquidos, opção interessante para quem tem animal de estimação em casa, devido a sua resistência e durabilidade.

Sua limpeza se faz utilizando primeiramente um aspirador de pó e após uso de detergentes de limpeza neutro. Use o produto com um copo de água morna, molhando um pano e passando pela região que deve ser higienizada.

3 – CHENILE

O Chenile tem em sua composição fios de algodão, lã e seda. Tecido resistente, durável e de textura macia, tem como característica marcante vincos formados pelas suas fibras, geralmente com aspecto quadriculado ou em linhas.

Não é um tecido indicado para quem tem animais domésticos e ou alergias, pois o tecido acumula poeira com facilidade e absorve líquidos rapidamente. Sua limpeza precisa ser feita usando um aspirador de pó.

4 – VELUDO

O veludo é um tecido consagrado quando o assunto é revestimento de sofá, transmite elegância e muita classe à decoração. Possui um toque super macio, agradável e delicado, enriquece a decoração, traz aconchego ao ambiente.

Sua durabilidade e resistência se deve principalmente pela dublagem que é feita no tecido.

Os veludos produzidos à base de poliéster apresentam brilho no tecido, perdendo um pouco da sua elegância, não sendo também adequado seu uso em regiões quentes. Já os veludos produzidos com fibra de algodão têm um efeito muito elegante, não tem brilho e pode ser usado em regiões quentes.

5 – LINHO

O linho é uma opção de tecido que une como poucos as qualidades: boa permeabilidade, resistente, durável, antialérgico,  beleza e extrema elegância e muito fácil de limpar quando comparado a outros tecidos.

 Apesar de não ser totalmente impermeável, o linho absorve bem menos líquidos do que alguns tipos de tecido e praticamente sem acumulo de pó. Outra qualidade do linho, possui ótimo conforto térmico e a capacidade de se manter inalterado após anos de uso, mantem a cor após várias lavagens.

6 – SARJA

A sarja é um tecido que possui uma amarração cruzada que confere ao tecido vincos verticais, uma trama extremamente eficiente pois o resultado é um tecido resistente. Além disso, a sarja ainda tem uma elasticidade em um sentido mesmo quando feito de fios não elásticos, como o algodão.

A melhor sarja para estofados é a sarja peletizada, pré encolhida com alta qualidade e produzida com base 100% algodão. Este tipo de tecido para decoração tem um toque aveludado, macio que deixa a peça ainda mais linda. Pode ser usada em qualquer ambiente.

O tecido sarja tem como característica um ótimo conforto térmico, ideal para lugares mais quentes. A limpeza do sofá de sarja é simples, já que o tecido não acumula poeira, entretanto, absorve líquidos com facilidade. 

6 – LONA

Esse também é um dos tecidos mais resistentes. E se transformou em um tecido de destaque na decoração, seu aspecto desbotado dá charme à composição. Perfeito para o sofá já que ele não suja muito, devido a sua trama mais simples. A técnica para mantê-lo limpo é a mesma do Acquablok, basta passar um paninho úmido e deixar secar naturalmente. 

Os estofados revestidos com a lona dá um toque de contemporaneidade ao ambiente. Muito usado em ambientes que tem um estilo mais despojado, mas ao mesmo tempo elegante.

8 – SUEDE

O sude é um tecido de decoração que tem em sua composição o poliéster. sua estrutura é macia, confortável e possui uma textura aveludada agradável ao toque. Ainda mais, é um tecido resistente, durável, tem como desvantagem: absorve líquidos e mancha com facilidade.

Existem os Suede e Ultrasuede, linha nacional e importado, com resistências diferenciadas e caracterizadas diferenciadas pelo peso por m².  Algumas marcas você consegue fazer limpeza com água, sabão de coco, escova com cerdas macias e ir retirando o excesso com pano úmido.

9 – COURO NATURAL

O couro de verdade não resseca e não fica “craquelado”. Há um maior investimento, porém usar esse tipo de tecido na decoração é garantia para vida toda.

Claro que é preciso alguns cuidados, hidratando e impermeabilizando, pelo menos, uma vez ao ano. Com o passar do tempo, acabam ganhando um charme a mais, adquirindo um aspecto envelhecido.

Entretanto, por ser um tipo de tecido que absorve temperatura com facilidade, faz-se necessário avaliar seu uso em regiões muito quentes.

10 – COURO SINTÉTICO

O couro sintético (também conhecido como o PU, corino e courvin) é diferenciado pela textura, maleabilidade, durabilidade e conforto térmico. A principal vantagem do couro sintético é a sua impermeabealidade.

É ótimo para quem quer se aproximar do efeito do couro natural e focar na questão ética e ambiental.  Ele também é considerado um tecido muito resistente e recomendado para pessoas que possuem alergia e animais domésticos.

Outros benefícios: não absorve sujeira; absorve pouquíssimo líquidos; fácil de limpeza, exigindo apenas uma bucha com detergente neutro e um pano seco macio para finalizar.

11 – AQUABLOCK

O aquablocj é um tecido de decoração impermeável para ser usado em sofá ou poltrona em área externa. Deve se atentar quanto a estrutura do tecido escolhido, visto que o móvel ficará exposto diretamente ao sol e chuva.

Por ser um tecido 100% permeável, não acumula resíduos e pode ser limpo com sabão neutro. 

12 – TECIDOS NAUTICOS

Conhecidos por sua resistência superior às condições climáticas e marítimas, os tecidos náuticos são muito empregados na decoração de embarcações para revestir móveis, itens decorativos, painéis e paredes.

São produtos que conseguem manter suas características cromáticas e estruturais inalteradas mesmo sob a ação do sol e água, não retém água, desbota ou mancha.

Os tecidos náuticos oferecem na decoração maior durabilidade e importantes características de segurança por serem anti-chamas e não acumular mofo.

13 – TECIDOS ALTA PERFORMANCE

Os tecidos de alta performance envolvem alta tecnologia no seu desenvolvimento e possuem padrões com visual de outros tecidos como jacquard, tweed e veludo.

Os tecidos de alta performance são extremamente duráveis, fáceis de limpar e repelem os mais variados tipos de sujeira. Resistem até às manchas mais pesadas e os desgastes do uso no dia a dia.

Você vai se surpreender quando conhecer, a nova geração de tecido para o lar é um tecido que impressiona, com seu design, textura e cores. Por conta de seu grande diferencial como tecido de decoração, ele merece um texto a parte só sobre os benefícios.

One Comment

Leave a Reply

Open chat